sexta-feira, 29 de março de 2013

Parabéns Salvador. Uma Cidade "a mais de mil" há 464 anos.

Em um dia tão especial não poderia deixar de postar os parabéns para a cidade de Salvador, que tanto amo, e que foi razão principal para criar o blog e a página Eu amo a Bahia:

Parabéns Salvador, pelo seu aniversário. Cidade dos mais diversos personagens e paisagens. Parabéns pelos 464 anos.
Imagem e Desenhos: Rafael Dantas, Bahia.

Uma das razões para a criação do Blog Rafael Dantas, Bahia em 2010 foi justamente os vários problemas que atingem a velha Cidade do Salvador. A partir dessa realidade priorizamos denunciar e relatar esses problemas, no que toca especialmente nosso rico patrimônio histórico e ambiental.
Infelizmente com seus 464 anos, a velha “Cidade da Bahia” ainda carrega centenários problemas, e novos empecilhos que não fazem a cidade crescer da forma que deveria. Foi justamente utilizando a ideia de progresso, de crescimento, e a necessidade de se modernizar, de forma inadequada, ou destinada para poucos, que péssimos resultados marcaram a História de Salvador. O pior de tudo isso é que ainda hoje tal realidade pode ser vista e sentida por todos os soteropolitanos.
Cidade alegre sim, e com inúmeros exemplos de resultados positivos. Não é só de tristeza que vive a realidade de Salvador, por mais problemas que carregue. O mais marcante é a esperança presente no coração de todos os filhos desta terra que é abençoada por Todos os Santos.  E é tamanha alegria e esperança por melhorias, que faz Salvador ser muito mais que suas belezas naturais, arquitetônicas, e o tão conhecido carnaval. É seu povo, e suas mais diversas demonstrações de cultura que faz essa cidade continuar viva.
Vários foram os personagens que aqui passaram e deixaram sua marca. Na arte, na música, na política, literatura, culinária, entre outros. Salvador é uma mistura de perfis, esses tão atuantes em nossa História. Suas características geográficas e alguns de seus vários cartões postais, conseguiram atravessar os anos, décadas e séculos e se tornarem referência quando falamos de Brasil.
É muita coisa para lembrar em dia tão especial, mas o mais importante é não esquecer a pluralidade de fatos que é Salvador. Que suas ruas, becos, avenidas e ladeiras, continuem a ressoar os mais belos cantos de uma Cidade de mil ritmos.
Fico com a alegre lembrança da infância, de quando voltava das férias, passando pelas avenidas de Salvador, não tinha como disfarçar a alegria em dizer; “estou em casa”. E com muito prazer continuo em casa. 

Nos seus 464 anos as “Duas Cidades” se unem em uma só. Essa das mais diversas cores, influências, problemas, belezas e amores. Salvador da Bahia de Todos os Santos é e continuará uma cidade “a mais de mil”.
Obrigado Salvador.
Atenciosamente.
Rafael Dantas, Bahia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário