sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A Fragilidade dos Inocentes e a ascensão dos Teóricos de Tudo

Esse pequeno texto mostrará como existem inocentes perante os maliciosos TT. Como são frágeis a discursos bonitos e bem elaborados. Como são suscetíveis a palavras fortes e discursos que explicam tudo e criticam o todo. E como são controlados sem saber.
 
Imagem de Saturno comendo seu filho. Ladeado por Marina Silva, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Os Teóricos de Tudo se comportam como “devoradores” de quem pensa diferente. Para eles só existe uma verdade, um caminho, que é sempre o deles. Em época de eleição observamos o triste discurso, beirando o fanatismo, promovido por cegos militantes movidos pelos mais diversos interesses na defesa do que eles acham que é o correto. Créditos: Saturno devorando um filho – Francisco Goya. Recortes: Marina Silva – Thays Cabette, Dilma Rousseff – Wilson Dias, Aécio Neves – Marcelo Sant’Ana/Agência de Notícias PSDB-MG. Imagem/Reprodução: Blog Rafael Dantas, Bahia.
 
Texto Rafael Dantas.
 
Já começo afirmando que todos nós temos um pouco de inocência, nos iludimos com o novo, com o “belo”, com o inédito, com o isso e o aquilo. Decepções fazem parte da caminhada de cada um, onde às vezes de tanto nos decepcionarmos nos entregamos a primeira ilusão que aparece. No entanto nunca poderemos ter certeza se o que enxergamos é realmente o que dizem ser. Em diversas situações as máscaras caem imediatamente, em outros casos permanecem fixadas em rostos incertos e disformes que variam de acordo com o momento e os interesses em questão. Para cada situação assumem uma face com um novo discurso, que consegue atingir muitos, alguns se tornarão fieis que seguirão sem saber o caminho que os TT querem. Em outros casos possuem um discurso mais radical e fixo se comportando como “devoradores” de quem pensa diferente.
 
Os TT (Teóricos de Tudo) estão em todos os lugares especialmente na militância política. Em muitos casos possuem ou reproduzem um discurso que sempre aponta um único erro, uma única causa, chegam a reconhecer outros pontos a ser criticado, mas possuem um único objetivo: provar que são os donos da verdade. Para isso utilizam um discurso bem elaborado, em alguns casos até bonito, que se resume a provar que sempre estão certos, inquestionáveis.
 
E como muitos são “inocentes” sempre buscando a verdade, ou o que seria ela, caem como presas em mandíbulas monstruosas almofadadas por falsas respostas. Antes de seguir um TT ou qualquer outra pessoa, busque, pergunte, analise com calma e veja com seus próprios olhos. Desconfiem daqueles que sempre estão prontos para argumentar sobre qualquer notícia. Que sempre produzem notas sobre tudo, às vezes apelativas, que sempre impõem uma resposta e nunca perguntam o por quê.
 
O que observamos hoje é que ninguém pergunta o porquê das coisas. Sempre estamos prontos para lançarmos uma opinião, uma verdade, e quem pensa diferente que morra. Cada um possui sua ideia do que é a verdade, o certo e o errado, e alguns ainda possuem a ousadia de querer impor o que pensa. Por incrível que pareça muitos se deixam levar pelos TT, reproduzindo inocentemente ou não pensamentos sem nenhum embasamento.
 
Alguns se acham fortes e espertos o suficiente para não cair nessas armadilhas. Acreditam que jamais serão marionetes dos mais diversos interesses existentes. Coitados, já estão presos em finas cordas controladas por maliciosos sabichões. Viraram rebanhos em constante pastagem até o momento do “abate”.
 
Depois da incansável busca pela “verdade” das coisas e ter finalmente encontrado um TT mor, os inocentes começam a reproduzir o que os maliciosos Teóricos de Tudo mandam ou aconselham. Sem saber acabam usando os óculos de uma só lente não enxergando a diversidade de outrora.
 
Arautos da verdade e de todas as respostas não existem. A fragilidade dos inocentes está em achar que são imunes aos mais diversos interesses existentes, deixando-se levar pela preguiça de não perguntar o porquê das coisas.

Observações:
O uso da obra de Francisco Goya é ilustrativo representando a violência dos militantes contra quem pensa diferente deles. O trabalho de Goya mostra o titã Cronos, Saturno na Roma Antiga, devorando seu filho. O titã comia seus filhos por medo de perder o trono. Foram representados somente os três candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto.
Texto também publicado no Blog:

Texto também publicado na página do Blog no facebook: [clique aqui]
Curta o Blog no facebook: Blog Rafael Dantas, Bahia. [clique aqui]


***

Referências de Imagens:

F.G.:http://pt.wikipedia.org/wiki/Saturno_devorando_um_filho#mediaviewer/Ficheiro:Francisco_de_Goya,_Saturno_devorando_a_su_hijo_(1819-1823).jpg
M.S.:http://pt.wikipedia.org/wiki/Marina_Silva#mediaviewer/Ficheiro:Marinavaivotar.jpg
D.R.:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff#mediaviewer/Ficheiro:Dilma-julho2010.JPG
A.N.:http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A9cio_Neves#mediaviewer/Ficheiro:A%C3%A9cio_Neves_2014-02-20.jpg

*Atenção. A divulgação dos textos e imagens do Blog só pode ser feita com a devida referência do link, nome do autor dos artigos e nome do Blog. Atenciosamente Rafael Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário